REVOLTADO

Datena é vítima de tentativa de golpe e se revolta ao vivo

Datena confessou que caiu no golpe no primeiro momento e por conta disso resolveu ligar para os criminosos, que reconheceram sua voz

Matheus Nunes
Repórter

No final da tarde desta terça-feira (30), José Luiz Datena, apresentador do ‘‘Brasil Urgente’’ (Band TV), aproveitou o espaço de seu programa para informar e alertar seus telespectadores que havia sofrido uma tentativa de golpe, no qual os criminosos se passavam por funcionários de um banco no qual é cliente e ele acabou caindo. O comunicador aproveitou para ligar para os bandidos no ar, mas eles perceberam que a voz era do contratado da emissora paulista. 

Após sofrer a tentativa de golpe via telefone, Datena pediu para a produção do ‘‘Brasil Urgente’’ telefonar para os criminosos pelo mesmo número. O comunicador pediu para a equipe tirar o GC – gerador de caracteres – que informava que o apresentador havia sido enganado. Adiante, eles mostraram a ligação com a voz idêntica do menu do banco que o pai de Joel Datena é cliente. 

‘‘É a máquina falando. Vamos ver se alguém atende porque eles [criminosos] mudam isso toda hora’’, alertou o comunicador. O criminoso iniciou a ligação afirmando que era funcionário do banco. ‘‘É do Bradesco, é? Queria fazer uma confirmação de compra que eu acho que não fiz. Como é que faço?’’, disse Datena, fingindo que tinha sido enganado, e que em alguns segundos viu a ligação ser interrompida. O jornalista se revoltou e soltou o verbo no ar.

‘‘Picareta. Golpista, sem vergonha, safado que não tem tamanha. Golpista!’’, disparou ele. Em seguida, José Luiz Datena confessou que caiu no golpe dos criminosos. ‘‘Você viu? O golpista desligou quando reconheceu a minha voz. Da outra vez que liguei para esse telefone, de repente o golpista atendeu, e uma golpista veio depois e atendeu logo em seguida. Eu caí porque achei que era o fone do Bradesco mesmo’’.

A conversa com o banco

Adiante, o renomado apresentador de programas policialescos relatou a conversa que teve com os funcionários reais do banco no qual é cliente, que os alertaram. ‘‘O pessoal do Bradesco me disse o seguinte: ‘‘Datena, aquilo era golpe. Eu falei: ‘Não, depois atendeu o Bradesco’’. Ele: ‘‘Não, aquilo era golpe’’, comentou o comunicador. Em seguida, Datena aproveitou para exibir a vez que em os bandidos ligaram para ele no ar.

Alerta ao público

No final, Datena aproveitou para alertar os telespectadores de forma bem sincera e clara. ‘‘Eles [quadrilha] treinam esses vigaristas para convencer você. Não é você que é otário, são esses picaretas ai. Eu cheguei a acreditar que era do serviço de segurança do meu banco. Esse cara que me ligou agora a pouco já deve ter mudado o 0800. Se você tiver muita desconfiança, vai ao banco, mas normalmente é golpe. Não entra no que eles mandam, não liguem no telefone porque eles te apelam a conta pedindo seu CPF. E são pessoas convincentes’’.

Confira:

Olha golpe! Datena fala com golpista ao vivo

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.