Nesta quinta-feira (24), o capítulo da novela “Vai na Fé” deu o que falar. Mas a razão não foi exatamente por algo que aconteceu na trama. Na verdade, foi o extremo oposto. Parte do público ficou em polvorosa por uma cena que foi cortada do capítulo. O que aconteceu foi que a emissora não exibiu o beijo entre duas personagens mulheres. E essa não é a primeira vez que o público nota que cortam um beijo lésbico da exibição.
Há cerca de duas semanas, as personagens Clara e Helena, interpretadas por Regiane Alves e Priscila Sztejnman respectivamente, tiveram uma cena de beijo cortada e isso revoltou uma parcela dos telespectadores. Supostamente, o beijo estava previsto no roteiro original da trama, porém, não foi ao ar – fato que já deixou o público ligado na situação. E não demorou muito para que o corte se repetisse.
Na última quarta-feira (24), as duas tiveram o beijo substituído por uma cena de carinho no rosto. De acordo com o episódio original, a autora Rosane Svartman pretendia que, enquanto Clara chorava e revelava suas inseguranças e vulnerabilidades, Helena chegasse, enxugasse suas lágrimas, dissesse o quanto sua amada estava linda e a beijasse na boca; e Clara então não iria recuar.
Não foi o que acabou aconteceu – para a tristeza de muitos fãs do casal. A emissora já havia mandado à imprensa um comunicado oficial justificando a diferença entre o roteiro e o que era exibido de fato. “Toda novela está sujeita a edição. Uma rotina que atende às estratégias de programação ou artísticas. Isso, inclusive, é sinalizado nos resumos de capítulos divulgados pela Globo“, pontuou.
No episódio desta quinta não foi diferente. O casal estava em um momento íntimo e divertido quando foi flagrado por Rafa (Caio Manhente), filho de Clara. Porém, quando a câmera mostrou as duas, elas estavam separadas e viraram logo para o jovem. Mas não foi o que dava a entender pelos sons e falas que Rafa estava ouvindo de longe. Além disso, um diálogo entre os personagens denunciou a existência do beijo. “Você deve estar chocado, eu com outra mulher“, disse Clara. “Estou surpreso, nunca te vi beijando além do meu pai. Se fosse beijando homem seria estranho igual“, afirmou o jovem.
Os fãs de Clara e Helena ficaram muito revoltados, não se contiveram e reclamaram bastante pelas redes sociais. “Quase perfeito (risos). Só faltou a cena estar completa né. Mas, ah que família linda!“; “Pior é conseguir ouvir os beijos no pescoço e saber que foram cortados! NO PESCOÇO!“; “Só faltou o beijo pra ser perfeito“; “Nem nós telespectadores Rafa, nunca vimos o beijo! Eita terceiro beijo cortado já (risos). Amamos o corte“; “Só acho que está ficando meio sem nexo os cortes, a Globo tem que decidir se mostra ou faz esses cortes em cima da hora“, reclamaram alguns internautas.