DIABINHO DA GARRAFA

Cramulhão de ‘Pantanal’ aparecerá no remake de ‘Renascer’

A lenda em torno do boneco Cramulhão, que esteve em Pantanal, também dará o ar da graça no remake de Renascer

Fernanda Barreiros
Repórter do EM OFF

A releitura do remake de “Renascer”, sucesso de 1993, escrita por Benedito Ruy Barbosa, está prevista para estrear em 2024. No entanto, algumas novidades já foram confirmadas, como a presença do Cramulhão. Segundo “O Globo“, assim como na novela “Pantanal“, o ‘diabinho da garrafa’, como também é conhecido, estará tocando o terror na trama que promete ser mais um sucesso da TV Globo.

Na história de Pantanal, o ator Gabriel Sater, intérprete de Trindade no remake, foi quem ganhou destaque por conta de sua relação com o cramulhão. Devido ao seu personagem incorporar o “diabo”, ele chegou a fazer premonições de outros peões, além de ter até uma viola enfeitiçada. Assim como Pantanal, o remake de Renascer também é obra do autor Benedito Ruy Barbosa. Seu neto, Bruno Luperi, foi quem reeditou “Pantanal” e agora também está à frente de “Renascer”.

Contudo, no remake de “Renascer”, quem fará o pacto com o demônio será o personagem do ator Marcos Palmeira. O artista plástico Dante será o responsável por criar o boneco do Cramulhão para o protagonista, José Inocêncio. Na trama, ele é um fazendeiro de cacau em Ilhéus, na Bahia, casado com Maria Santa e pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula. Porém, a mulher morre logo após o nascimento do último filho, fazendo com que o protagonista tenha uma péssima relação com o caçula.

Entenda a lenda do Cramulhão

Cramulhão também é conhecido como Diabinho da Garrafa, Famaliá e Capeta da Garrafa, é uma lenda de um boneco na garrafa. A princípio parece inofensivo, porém ele está sempre envolvido em um pacto em troca de algo. Como tudo tem uma consequência, esse pacto criado com a pessoa, resulta no aprisionamento da alma e do coração de quem incorporava o cramunhão, para pedir algo.

Diz a lenda que, feito o tal pacto com o diabo, a pessoa que quer a graça tem que conseguir um ovo, do qual nascerá um diabinho de 15 a 20 centímetros. Mas tem que ser um ovo fecundado pelo próprio diabo. Acredita-se que ele pode nascer de uma galinha fecundada pelo diabo; em outras, que seria colocado por um galo, e não por um galinha.

Porém, para conseguir o ovo que vai gerar o cramulhão, a pessoa tem que procurar durante o período da Quaresma e, na primeira sexta-feira após estar de posse dele, ir até uma encruzilhada, à meia-noite, com o ovo embaixo do braço esquerdo. Após 40 dias, ele é chocado e nascerá o diabinho. É aí que ele entra na garrafa, onde fica fechado.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.