caso de polícia

Polícia do Rio abre inquérito contra mãe de Larissa Manoela

Polêmica entre mãe e filha agora virou caso de polícia

Jean Telles
Repórter do EM OFF

As declarações preconceituosas de Silvana Taques, mãe da atriz Larissa Manoela, que recentemente vieram à tona, agora viraram caso de polícia. De acordo com informações divulgadas pelo portal G1 nessa terça-feira (22), a A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), abriu um inquérito para investigar denúncia de discriminação e preconceito de religião. 

A notícia crime foi encomendada pela Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do Rio, contra a mãe de Larissa Manoela, após declarações ofensivas destinadas a religiões de matrizes africanas. Em uma conversa com a filha pelo WhatsApp em dezembro do ano passado, Silvana ironizou religião dos familiares de seu genro, André Luiz Frambach: 

“Esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk”. O namorado de Larissa Manoela, que também é ator, é espírita kardecista. Vale lembrar que o termo “macumbeiro” é considerado pejorativo para referenciar praticantes de religiões de matrizes africanas.

Em uma nota encaminhada ao site G1, a Comissão de Combate a Intolerância Religiosa do Rio rechaçou discurso preconceituoso da mãe de Larissa Manoela: “A configuração desse ato discriminatório apresenta-se como formas contemporâneas do racismo, que objetiva preservar a incolumidade dos direitos da personalidade, como a essencial dignidade da pessoa humana. Deve-se inibir, desse modo, comportamentos abusivos que possam, impulsionados por motivações subalternas, disseminar criminosamente o ódio público contra outras pessoas em razão de sua religião”. 

A nota prossegue: “Dessa forma, mostra-se que a manifestação de Silvana extravasa os limites da livre manifestação de ideias, constituindo-se em insultos, ofensas e estímulo à intolerância e ao ódio contra as religiões de matriz africana, não merecendo proteção constitucional e não podendo ser considerados liberdade de expressão, enquadrando-se no crime de racismo”.

O babalawô Ivanir dos Santos, coordenador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), também falou ao G1 sobre as declarações da mãe de Larissa Manoela: “Era um caso da esfera privada, que só cabia à atriz ou o namorado dela representar. Mas à medida que se tornou público, e pode ofender aos adeptos da religião, entramos com uma notícia-crime pedindo que o fato seja investigado”. 

Entenda:

A polêmica entre Larissa Manoela e sua mãe ganhou repercussão nacional após entrevista dada pela atriz ao “Fantástico”. Nos últimos dois domingos, a revista eletrônica da TV Globo escancarou a relação conturbada entre os familiares da ex-atriz mirim do SBT. Em um depoimento emocionado, a artista contou que tomou decisão de abrir mão de seu patrimônio durante anos de carreira, por não ter mais controle de toda a sua fortuna que era gerida por seus pais. 

Larisssa Manoela causou espanto aos telespectadores ao revelar nesse último domingo (20), um print de uma conversa com a mãe na véspera do Natal do ano passado. Na mensagem, a artista escreveu um longo texto carinhoso e é respondida com um xingamento. Contextualizando, a mãe de Larissa Manoela teria ficado chateada pela decisão da filha de passar a festa de fim de ano com os familiares de seu namorado. 

Nessa terça-feira (22), o colunista Lucas Pasin, do UOL, compartilhou a outra parte da conversa. Após Silvana Taques mandar a filha ir a merd*, e dizer que não havia lido o texto carinhoso, a pedagoga dispara o comentário preconceituoso a religião dos familiares do seu genro: “Esqueci de te desejar… que você tenha um ótimo natal aí com todos os guias dessa família macumbeira. kkkkkk”. 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.