LUTO

Morre a fundadora da loja Magazine Luiza em São Paulo

Luiza Trajano Donato, fundadora do grupo Magazine Luiza, morreu na madrugada desta segunda-feira

Danilo Reenlsober
Repórter do EM OFF

A empresária Luiza Trajano Donato, fundadora do grupo Magazine Luiza, morreu na madrugada desta segunda-feira (12), em Franca, no interior de São Paulo. Ela era tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual responsável pelos negócios do grupo, e morreu em casa, por causas naturais, aos 97 anos. O enterro está previsto para as 16h, no Cemitério da Saudade.

Luiza Trajano Donato e o marido, Pelegrino José Donato, inauguraram a primeira loja em 1957, em Franca. Vendedores famosos na cidade, eles adquiriram uma loja de presentes e rebatizaram o comércio como “Magazine Luiza”. O nome foi escolhido em um concurso cultural realizado numa rádio local, convidando os clientes a participar com sugestões.

A expansão da rede Magazine Luiza começou em 1976, quando o casal de empresários abriu novas lojas no interior de São Paulo. Em 1983, o grupo chegou a Minas Gerais. Já em 1991, Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora Luiza Trajano Donato, assume a liderança do grupo e inicia um novo ciclo. Em 1992, a empresa começa a vender produtos pela internet.

Luiza Helena Trajano chegou a integrar a lista dos bilionários da revista Forbes em 2023. Segundo a Exame, em maio de 2023, a estimada da revista norte-americana é de que a fortuna de Trajano esteja na casa dos em 900 milhões de dólares (4,5 bilhões de reais). Atualmente, o Magazine Luiza movimenta cerca de R$ 60 bilhões ao ano em vendas totais.

Em luto, todas as lojas da empresa em Franca permanecerão fechadas nesta segunda-feira, segundo o g1.

Luiza Trajano Donato morreu aos 97 anos

[Matéria em atualização]

Leia mais:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.