Preço impressionante

Você sabe qual é o remédio mais caro do mundo? Descubra o valor!

É usado para o tratamento da atrofia muscular espinhal (AME), do tipo I em bebês de até seis meses de idade

Italo John
Repórter do EM OFF

O remédio mais caro do mundo, o “Zolgensma” agora foi incluído no rol dos medicamentos e os procedimentos que possuem cobertura dos planos de saúde no Brasil. Esse remédio é usado para tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), do tipo I, e é considerado o medicamento mais caro do mundo: custa impressionantemente cerca de R$ 6 milhões de reais. Essa decisão foi tomada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), acompanhada de uma decisão do Ministério da Saúde, que incorporou o “Zolgensma” no Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado.

Sendo essa a primeira terapia avançada a fazer parte da lista de coberturas obrigatórias pelas operadoras dos planos de saúde. O medicamento também é conhecido por “Onasemnogeno abeparvovequ”, que é indicado para o tratamento de pacientes pediátricos com até 6 meses de idade, que tem o diagnostico de AME tipo I e que estejam fora de ventilação mecânica invasiva acima de 16 horas por dia.

O Zolgensma é uma terapia gênica que devolve ao paciente o gene faltante. Sendo desenvolvido por um laboratório nos Estados Unidos, e é vendido por uma empresa suíça, valendo R$ 6 milhões de reais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o tratamento nos anos de 2020.

Esse gene é injetado no corpo do paciente por meio de cápsula de vírus que são modificados em laboratório: eles que transportam o gene que o paciente precisa até as células da medula espinhal; O vírus tem a quantidade injetada no paciente, dessas forma, quanto menor a criança, menor o peso, assim será menor a quantidade de vírus. Esse remédio é o único no mundo todo, em tratamento disponível que atua diretamente no DNA; Sua aplicação é feita em dose única; Não existe alteração no DNA do paciente; Alguns estudos clínicos já efidenciaram a eficácia do medicamento contra a AME.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.