Todos os dias nós manuseamos moedas e cédulas de dinheiro. Porém, fica uma curiosidade, quem é e qual o sexo da figura presente nelas? Para começo de informação, o rosto estampado nas cédulas é de uma mulher, e ela tem nome: Efígie da República. Mesmo após inúmeras trocas monetárias, ela continua estampando o dinheiro brasileiro.

O Plano Real foi implantado no Brasil, no mês de julho do ano de 1994, durante o mandato do então presidente Itamar Franco, de acordo com o comando de Fernando Henrique Cardoso. Com essa implantação, o Real trouxe notas novas que movimentaram e movimentam até hoje, o capital brasileiro. E o rosto contido nas notas, é o de uma velha conhecida monetária, Efígie da República.
Nas notas, essa figura feminina se faz presente na parte de frente das cédulas. Ela é semelhante a uma escultura sem cores, e o seu rosto sem nenhuma expressão, com cabelos ondulados e ainda usa uma coroa de folhas. A primeira aparição de Efígie foi nas moedas de 200 cruzados novos, que foi implantada nos anos 1989, no Plano Verão do presidente da época, José Sarney.
A figura feminina presente na moeda brasileira se chama Efígie da República. Porém, Efígie não é nome específico para a representação presente nas cédulas de dinheiro. Sendo assim, Efígie é um nome dado para qualquer umas das figuras com características humanas presentes nas cédulas.