Uma família chamada Usla, que mora na Turquia, tem despertado uma curiosidade internacional e deixado as pessoas em todo o mundo de queixo caído com a maneira que eles se locomovem. Dos 18 membros da família, pelo menos seis deles só andam de quatro, isso mesmo, eles usam os pés e as palmas das mãos para andarem nos lugares, parecendo com o jeito que andam a maioria dos animais irracionais. Esse comportamento tem causado intriga entre pesquisadores há bastante anos, gerando um desafio grande na compreensão da evolução humana.

Segundo o New York Post, essa característica dessa família, nunca foi vista em adultos humanos. Em 2006, a família Ulas chamou a atenção primeira vez do público, através de um documentário da rede de TV BBC, que se chamou ‘A Família que Anda de Quatro’, que foi baseado por causa de um artigo científico turco falando do caso.
Nesse documentário, os Usla foram chamados de “o elo perdido entre o homem e o macaco”, sendo assim, eles reverteram cerca de três milhões de anos de evolução. Porém, teve quem criticasse duramente toda essa teoria. O professor Nicholas Humphrey, da “London School of Economics”, ao participar de um programa de TV, considerou duramente insultuoso e cientificamente irresponsável tudo isso, ele ainda sugeriu que a família “não deveriam existir”.