Com o lançamento do novo live-action de Pinóquio no Disney+, estrelado por Tom Hanks como Gepeto e dirigido por Robert Zemeckis, é um bom momento para rever as muitas outras adaptações deste popular conto de fadas.
Houve adaptações animadas e live-action de todo o mundo, incluindo o berço do conto de fadas – Itália. Muitos deles são voltados para crianças, mas alguns mais obscuros são feitos para adultos. Somente em 2022 teremos várias outras versões da história de Pinóquio, incluindo uma do diretor de fantasia vencedor do Oscar Guillermo del Toro, para a Netflix.
Separamos nesta lista as nossas 6 adaptações favoritas de todas!
6 – Pinóquio (2019)

Esta adaptação italiana em live-action indicada ao Oscar apresenta Roberto Benigni como Gepeto. Embora ainda caprichosa em alguns lugares, esta versão do Pinóquio é muito mais sombria do que as adaptações costumam ser. Apresenta cenas perturbadoras como Pinóquio sendo enforcado pelo gato e pela raposa. Outra característica interessante é que esta é a segunda adaptação de Pinóquio a apresentar Benigni, tendo protagonizado anteriormente o papel-título em 2002. Embora esta versão não seja muito infantil, ainda é um filme único, com visuais impressionantes e um tom muito mais próximo do história originária.
5 – Pinocchio 2 – A Continuação (1987)

Esta sequência animada apresenta James Earl Jones como a voz do Imperador. Um ano depois de se tornar um menino de verdade, Pinóquio (agora um fantoche novamente), uma marionete e um vaga-lume procuram uma caixa de música encantada. Enquanto isso, Scalawag e o Imperador da noite também querem a caixa de música. Embora tecnicamente seja uma sequência de Pinóquio, ele tem várias semelhanças com a versão animada original da Disney – como um personagem de consciência semelhante ao Grilo Falante, números musicais, vigaristas de animais, etc. Aspectos sombrios – por exemplo, a cena em que Pinóquio é forçado a dançar até voltar a ser um fantoche.
4 – Pinóquio (1984)

Esta adaptação estrelou Paul Reubens como Pinóquio e Carl Reiner como Gepeto como parte do Faerie Tale Theatre de Shelley Duvall. O elenco também tem muitos outros atores conhecidos, como James Coburn, Lainie Kazan e Jim Belushi. Reubens leva muitas dicas como Pinóquio de seu personagem mais famoso Pee-Wee Herman. O personagem anterior de Reubens, Pee-Wee, é muito infantil e inocente, o que o torna uma boa escolha para o jovem personagem Pinóquio. Esta é uma releitura bastante direta, embora muitas vezes seja feita principalmente para rir.
3 – As Aventuras de Pinóquio (1976)

Esta colorida série de anime da japonesa Nippon Animation teve 52 episódios. É uma adaptação mais fiel, com algumas expansões e desvios para se adequar ao formato da série. Uma mudança interessante é que, em vez do grilo ser a consciência de Pinóquio, o papel é dividido entre Gina, um patinho, e Rocco, o pica-pau. Certos personagens têm papéis muito maiores, como a Raposa e o Gato, e a Fada de Cabelo Turquesa. Embora seja uma adaptação leve, tem seus momentos assustadores, como Pinóquio tendo um sonho em que é atacado por números gigantes e uma sequência estendida da transformação de burro de Pinóquio.
2 – Pinóquio (1940)

Esta adaptação da Disney é o que muitos pensam como a releitura clássica de Pinóquio. Este foi o próximo filme de animação da Disney feito após o sucesso de Branca de Neve e os Sete Anões em 1937. Este Pinóquio apresenta canções memoráveis da Disney , como “When You Wish Upon A Star” e personagens como Jiminy Cricket. Ela também apresenta alguns aspectos muito sombrios (particularmente para um filme da Disney) – por exemplo, o Cocheiro, um vilão parecido com um demônio que consegue transformar meninos em burros sem repercussões. Essa adaptação é uma das mais influentes, e outras versões costumam emprestar elementos dela.
1 – A aventura de Pinóquio (1972)

Esta adaptação de Pinóquio é uma minissérie de cinco partes, feita na Itália, em live-action. Esta minissérie tem uma abordagem muito mais sombria e realista do que outras versões mais fantásticas. Uma característica incomum é que Pinóquio muda para frente e para trás entre a forma de marionete e humana, dependendo de como ele se comporta, em vez de simplesmente se tornar humano no final. Também incomum é que a Fada do Cabelo Turquesa é uma reencarnação da falecida esposa de Gepeto. Esta é uma adaptação sincera, mas sombria, com sua própria identidade única.
Pinóquio já está disponível no Disney+.