Trama de sucesso absoluto na faixa das 19h, da TV Globo, a novela “Vai na Fé” chega ao fim nesta semana. E os atores, que já terminaram de gravar, não escondem de ninguém que estão curtindo as férias após o fim das gravações e que estão felizes da vida com a repercussão positiva do folhetim. Entretanto, os dias de descanso do elenco exposto nas redes sociais tem dado bastante dor de cabeça à Globo.
O motivo? O fato de os atores saírem postando que não estão mais trabalhando atrapalha muito o desempenho da novela. Visto que o público que os acompanha passa a desvincula-los de seus personagens. A exposição excessiva da vida pessoal dos atores, enquanto os compartilhamentos sobre a trama estão em baixa, acaba atrapalhando no sentido de que a vida privada deles passa a chamar mais atenção que o trabalho, justamente no momento de encerramento da trama.
Sendo assim, a Globo, que já vinha pedindo que os atores publicassem mais sobre seus personagens nas redes sociais para ajudar na divulgação das novelas, agora pediu que o elenco de “Vai na Fé” segure a onda com a exposição excessiva da vida privada. Além disso, reforçou o pedido para que postem mais sobre a novela, afinal, as gravações já encerraram, mas os contratos ainda seguem vigente até o último capítulo ir ao ar nas telas da emissora.
Entre os atores que perderam a mão e esqueceram de postar sobre a novela para publicar viagens estáMel Maia, que viajou para os Estados. Além disso, Sheron Mezzes também encheu o feed do Instagram de fotos da viagem a Curaçao, no Caribe. Mas, assim que retornou ao Brasil já voltou a postar sobre a repercussão da novela nas redes sociais. Samuel de Assis foi outro, mas este curtiu os dias off das tela na Bahia.
O segredo por trás do sucesso de “Vai na Fé”
Em uma pesquisa realizada em 2019 sobre a audiência da novela “Bom Sucesso”, outra trama da Globo da mesma faixa de horário, mostrou que de cada grupo de dez espectadores da trama das 7 então exibida pela emissora, praticamente a metade deles se definia como evangélica. Esse foi o pulo do gato da autora Rosane Svartman para garantir o sucesso de seu folhetim.
A informação da pesquisa está de acordo com o crescimento dessa faixa da população no Brasil. Pois, segundo uma projeção do IBGE, os evangélicos devem ultrapassar pela primeira vez o total de católicos no país em 2032. Tal informação serviu como um trunfo para a Globo. A emissora então criou uma produção que agradasse a essa parcela do público mais fiel às tramas bíblicas da concorrente Record. E assim surgiu “Vai na Fé”.