desabafo

Pizane revela que, na infância, já passou borracha na pele para ‘embranquecer’

O ex-BBB compartilhou uma publicação feita por um internauta e usou o X, antigo Twitter, para desabafar

Gabriel Sorrentino
Colunista do EM OFF

Na tarde desta segunda-feira (29), Lucas Pizane, ex-participante da 24ª edição do Big Brother Brasil, usou as redes sociais para desabafar sobre um assunto muito importante. No X, antigo Twitter, o ex-BBB compartilhou uma publicação feita por um internauta sobre questões raciais e abriu o coração ao comentar a situação. “E o povo aqui no trabalho que começou a discutir comigo dizendo que Lucas Pizane não é preto“, introduziu o usuário da rede social no tuíte repostado pelo baiano. Em seguida, o post continua: “Um disse que era branco, outro pardo, um, indígena e a última disse que era moreno, eu só calei a boca e voltei a trabalhar. Não é possível isso!“.

A partir da história contada pelo internauta, Lucas Pizane desabafou: “Tive um grande problema de identificação na minha infância por causa do colorismo. Em alguns ambientes, eu era claro demais pra ser preto. Em outros, escuro demais pra ser branco. Até que pedi a menina que eu gostava, na escola, em namoro e ela me disse que não poderia aceitar porque eu era preto. Eu cheguei a passar a borracha na minha pele achando que iria embranquecer. Tinha 7 anos.”

Ainda no X, Lucas Pizane, que foi o terceiro eliminado do Big Brother Brail 24, continuou a escrever: “Entendo o processo de miscigenação no Brasil, mas, me desculpem, desde que isso aconteceu, passei por um grande processo de autoaceitação e toda vez que o IBGE [Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística] bate na minha porta eu me declaro como preto, com muito orgulho!“.

Apoio a Lucas Pizane

Centenas de internautas responderam o desabafo feito por Lucas Pizane em sua conta no X. “Lendo isso eu só me lembrei dessa cena, linda e forte que me tirou lágrimas no dia, e que muitos torceram o nariz porque não entenderam ou não querem e se negam a entender“, escreveu uma seguidora de Pizane junto a uma foto de ex-participantes negros do programa posando juntos dentro da casa.

Aliás, muitos internautas, se sentiram representados pelas falas do ex-BBB: “Me identifiquei… Sou pardo, mãe preta e pai branco… Uns me enxergam branco, outros pretos, mas única certeza que tenho é que sou afrodescendente. Mas pelas vivências desde a infância, acho que me considero preto, isso embaraça nossa mente“, escreveu um fã de Lucas Pizane.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.