Nos últimos três dias, convivi de maneira muito intensa com o jornalista e apresentador Dudu Camargo. Conheci ele em meados de 2017, quando visitei as instalações do SBT. Na ocasião, ele me mostrou diversos espaços da emissora e, desde então, deixamos de se falar é só retornamos contato em 2023.
Vou dar a minha mais sincera opinião sobre a figura “Dudu”. Sem querer, enquanto esteve na minha casa, vi que a mala dele estava aberta. Ele havia deixado a porta do quarto aberta, notei que tinha uma Bíblia gigantesca ali. Memorizei aquilo e não falei com ele a respeito. Afinal, todo jornalista é curioso né?
Fiz diversas perguntas sobre ele, que estava muito de boa. O que vi, é que o Dudu Camargo não é um robô. Ele não é o extraterrestre. Ele é um ser humano, com sonhos, sentimentos e erros. Ênfase no sentimentos. Sobre os erros, quem não os têm?
Silvio Santos não estava “louco” quando deu oportunidade a um jovem de 18 anos de apresentar um jornal em rede nacional. Talvez o dono do SBT tenha conduzido de maneira errada, mas Silvio, que é o maior comunicador do país, viu algo no Dudu que ninguém viu.
Ao longo dos sete anos em que esteve no SBT, o dito “pupilo” de Silvio Santos foi perseguido por tudo e por todos. Mesmo assim, se manteve no ar. Porque? Porque nem a própria filha do Silvio Santos conseguiu salvar o seu “Vem pra Cá” e não foi poupada pela “ira” do pai?
Por que ficou no ar?
A resposta é simples. Resultado! Entre polêmicas desnecessárias e aparições bizarras em outras emissoras, no SBT Dudu Camargo dava resultado. Não foi por outro motivo que A Record TV trocou diversos apresentadores do “Balanço Geral Manhã“. Dudu dava trabalho à emissora dos bispos com o “Primeiro Impacto”, mas internautas viam isso? Não. O taxavam apenas como “o moleque inconsequente”, que só estava lá “por causa do Silvio”. Essa segunda frase em partes é verdade. Mas ele só ficou lá porque dava resultado.
Desabafando, Dudu me disse: “Erlan, se eu fosse ligar para tudo que me fizeram, tudo que criam e falando de mim, eu já teria enlouquecido. Me apego muito a palavra de Deus. Isso me ajudou muito”. A Bíblia que eu havia visto fazia sentido. Ele não sabe que vi, ele talvez esteja sabendo agora lendo este texto.
Dudu não é bizarro, não é esquisito nem estranho. O que causa revolta em muitos internautas, é que Dudu não é “o padrão de jornalismo” que eles consideram o “ideal”. Ele não entra no quadrado que muitos querem que ele entre, e por isso, decidem tacar um hate desproporcional. Emocionalmente, vejo que Dudu conseguiu e consegue lidar bem com isso. Como ele mesmo diz, procura um refúgio divino já que ,na terra, há perseguições dentro da empresa que trabalhava e fora dela.
A voz do Dudu é aquela mesmo? É. Não é forçada, é o jeito que ele fala. Até isso incomoda alguns. Em outras palavras, Dudu é a contramão de muita coisa. Ser diferente causa impacto, mas, acima de tudo, ele é um ser humano que tem sentimentos, pensa, que chora, que fica triste, que fica feliz, que pensa, que procura um emprego. Aliás, o que a Record TV fez com ele, expondo ele por pedir emprego?!? Caraca, teve gente comemorando essa humilhação pública feita pela emissora. Quem achou isso bonito, é muito pior do que tentam pintar o Dudu. Ele foi digno, procurou emprego, qual problema disso?
Precisa evoluir?
Hoje ele está em uma emissora de pequeno porte e muitos comemoraram (??????). Eu, no lugar do Dudu, dificilmente teria aguentado esse linchamento público e desnecessário. Dudu cometeu erros? Claro! Cometeu. Mas NENHUM que justificasse esse massacre.
Mas Dudu é uma fênix o que faz ele se manter vivo é sua impressionante inteligência e amor por televisão. As donas de casa, que estão BEM LONGE DO TWITTER (graças a Deus) gostam dele, da forma que ele se comunica. A audiência mostrava isso.
Jogadores que traem a namorada grávida, cantores que traem a namorada e atores que fazem a mesma coisa não recebem 1% do hate que Dudu recebe.
O que eu vi, é um menino inteligente, muito competente, apaixonado por televisão e que tem muitos sentimentos. O único erro do Dudu foi ficar calado demais sobre as histórias que saiam sobre ele. Isso eu disse pra ele. Enfim.
Dudu obviamente precisa mudar em alguns aspectos, porque todo ser humano precisa evoluir, mas que é diariamente injustiçado, porém, amado por quem realmente deve ser: o público.
Leia mais: