OPINIÃO: Na última quinta-feira (3), assisti o quarto episódio do tão comentado “Documentário da Xuxa”. Sem dúvidas, era o capítulo mais esperado já que promovia o encontro após 19 anos entre Xuxa e sua mentora, Marlene Mattos. O documentário, em si, mostra o fenômeno que Xuxa foi no Brasil, mas também mostra uma mulher mimada e ingrata.
De certa forma, mesmo sem ser intencional, o documentário fez “justiça” a Marlene Mattos, descrita pela Xuxa durante anos como uma “bruxa”. Porém, isso expõe a ingratidão de Xuxa a quem lhe ajudou a ser reconhecida pelo o que é hoje. É importante destacar, que, na época em que as duas trabalhavam juntas, ou seja, 40 ANOS atrás, o mundo era outro, a televisão era outra. As relações também.
Marlene Mattos fez absolutamente tudo que poderia e tinha que fazer para que Xuxa se tornasse aquele furacão, e não só uma tempestade. Marlene aplicou e protegeu de maneira rígida a maior estrela do País na época. Se você acha sites sensacionalistas hoje em dia, é porque você não viveu na era das revistas de fofocas e tabloides. Naquela época, o famoso não tinha um Instagram para se “defender” das maldades da imprensa, que amava destruir estrelas em ascensão. Marlene protegeu Xuxa de tudo isso. Xuxa, ingrata, não vê.

Se não existisse uma muralha chamada Marlene Mattos, hoje a Xuxa não seria quem é. Não teria a vida que tem. Na época do rompimento, ela reclamava que já estava próxima dos 40 anos e não queria ficar descendo de nave e falando com criança, que aquela época “já havia passado”. O contraditório disso é que hoje, aos 60 anos, a ex-apresentadora faz exatamente isso nas turnês que faz pelo Brasil e no seu cruzeiro milionário. Marlene pode ter se excedido em alguns pontos? Pode, mas a carreira da Xuxa prova que Marlene teve muito mais acertos do que erros.
Inclusive, acho que o Globoplay poderia fazer um documentário sobre a vida de Marlene Mattos. O lado dela desses 19 anos. A pressão que ela sofria da emissora, por audiência e faturamento em uma época machista, enquanto Xuxa reclamava que ficava trancada em hotel (para própria segurança dela). Para Marlene Mattos contar como foi controlar mais de 180 pessoas que trabalhavam na vida, carreira e programa da Xuxa. Enfim, essa é a humilde opinião deste jornalista.
Leia mais:
- Diretor da Record é desligado da empresa após apresentadora denunciar assédio e ser demitida
- Após ser ignorada, suposta filha de Leonardo toma atitude contra o cantor
- Naiara Azevedo consegue medida protetiva contra ex após denunciar agressão
- Simaria é detonada após atitude inusitada no casamento do irmão
- Jojo Todynho se irrita e ameaça jogar cocô na casa de vizinhos