A notícia da saída de Fausto Silva do “Faustão na Band” e, consecutivamente, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, pegou muita gente de surpresa na manhã desta quinta-feira (18). Nos corredores da emissora paulista, no entanto, o assunto já era especulado após os frequentes fiascos de audiência e de faturamento da atração. Assim, a Band pretende colocar um novo programa no ar e busca apresentadores.
A saída de Faustão da Band e o término da sua atração diário foi publicada por UOL e confirmada pelo EM OFF por fontes internas. O apresentador vai concluir as gravações de mais alguns programas e ficará no ar ao menos até o final de maio. Em junho, seu filho João Guilherme e Anne Lotterman comandaram sozinhos o “Faustão na Band”. Em julho, serão exibidas reprises.
Esse será o tempo necessário para que a equipe da Band que hoje produz o “Faustão na Band” pense em um projeto completamente novo para a emissora. A ordem de Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, é que a nova atração do canal, finalmente, encontre o equilíbrio entre faturamento e orçamento. um problema que o programa de Fausto Silva jamais conseguiu solucionar.
Na mira
Além disso, a Band já procura no mercado por talentos que possam vir a comandar a nova atração, ainda sem qualquer nome confirmado. Nomes de fora da Band não são descartados, mas a emissora pode dar prioridade para pessoas já contratadas pela casa. O próprio Saad pretende ficar de olhos colados na nova atração para que tudo saia conforme o planejado.
Na segunda-feira (15), a coluna Erlan Bastos EM OFF já tinha antecipado que a coisa não andava nada boa para Faustão na emissora. Depois de registrar seu pior índice na audiência desde a estreia, em janeiro do ano passado, o programa já tinha entrado na mira da direção.
De acordo com dados consolidados da audiência, o “Faustão na Band” alcançou apenas 2.0 pontos no ibope na última sexta-feira (12). Assim, Fausto Silva sequer ficou entre os três programas mais assistidos da Band, perdendo para atrações como “Brasil Urgente” (3.0 pontos), “Jornal da Band” (3.7 pontos) e até o “Donos da Bola” (2.1 pontos de média).
No seu horário, o “Faustão na Band” tem sofrido para manter o quarto lugar no ranking das emissoras mais assistidas. A atração perde com folga da Globo, do SBT e da Record, ganhando a concorrência até mesmo da TV Cultura. Vale ressaltar que o programa de Fausto Silva acumula polêmicas e crises financeiras, com dezenas de demissões ao longo de 2022 para tentar organizar as contas da emissora.